Sistemas Biomédicos

O QUE O ALUNO ESTUDA

Estrutura e funcionamento de equipamentos médico-hospitalares – que envolve, por exemplo, química, física, mecânica, eletroeletrônica, tecnologias de fabricação e de materiais, instrumentação biomédica, análise de equipamentos médico-hospitalares e manutenção de sistemas biomédicos – e disciplinas da área biológica, como biologia celular, fisiologia, anatomia, microbiologia, fisiologia e imunologia são assuntos estudados no curso.

O QUE O PROFISSIONAL FAZ:

Planeja o comissionamento e o descomissionamento de equipamentos médico assistenciais, assim como sua incorporação e sua obsolescência. Instala e operacionaliza tais equipamentos. Treina e capacita profissionais da saúde a operar equipamentos médico-assistenciais. Gerencia, supervisiona e coordena

procedimentos de manutenções corretivas, preventivas e preditivas em equipamentos médico-assistenciais. Elabora e executa procedimentos técnicos e normativos relativos à assistência técnica e usabilidade desses equipamentos. Implanta, mantém e avalia rotinas de funcionalidade com qualidade e de redução de riscos dos equipamentos médico-assistenciais. Integra equipes de projetos e de pesquisas aplicadas. Assessora equipes gerenciais de instituições de saúde. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

ONDE TRABALHAR

Hospitais, clínicas, policlínicas, postos de saúde, laboratórios. Indústrias, distribuidoras, representantes, prestadoras de serviços e órgãos regulamentadores de equipamentos médico-assistenciais. Institutos e Centros de Pesquisa.Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

EIXO TECNOLÓGICO

Ambiente e Saúde

Horários de aulas:Manhã: 07h40min às 12h50min
 Noite: 19h00min às 22h30min e Sábado: 07h40min às 12h50min
Duração da hora/aula:50 minutos
Carga horária total do Curso:2800 horas, sendo 2880 aulas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação)
Número de vagas oferecidas:Manhã: 40 vagas, por semestre
Vestibular – 20 vagas
Provão Paulista – 20 vagas
 Noite: 40 vagas, por semestre
Vestibular – 28 vagas
Provão Paulista – 12 vagas
Tempo para integralização:Mínimo: 3 anos (06 semestres)
 Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso:Classificação em Processo Seletivo – Vestibular e Provão Paulista
 Vestibular: Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
Provão Paulista: Os estudantes das escolas públicas do estado de São Paulo já estão automaticamente inscritos e a avaliação será aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação.
 Coordenador(a) do Curso: Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Maurício Ferreira
E-mail:f196.sistemasbiomedicos@fatec.sp.gov.br