Bolsas e Auxílios

O Centro Paula Souza (CPS), no exercício de suas atribuições, tem promovido uma série de programas educacionais tendo em vista, essencialmente, a busca de uma qualificação de excelência aos seus estudantes, a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade de inovação das empresas no Estado de São Paulo e no País, bem como contribuir com o desenvolvimento de cidadãos plenos, com condições de participar da comunidade na qual estão inseridos de forma criativa, inovadora e empreendedora.

Nesta direção, seguem alguns dos programas desenvolvidos:

O Programa de Monitoria das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), mantido pelo CPS, tem por propósito principal o aprimoramento do ensino de graduação de cada Fatec, tendo por foco estudantes regularmente matriculados. Atualmente, o referido Programa é oferecido em duas categorias:

(i) Monitoria de Disciplina;

(ii) Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O Objetivo principal desse Programa é estimular os alunos de Fatec nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Também objetiva: (i) contribuir para a formação e inserção do aluno em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, (ii) contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas do País, e (iii) contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa empreendedora na sua comunidade.

Possibilita, portanto, que o aluno desenvolva um pensamento científico tecnológico e criativo para encontrar soluções o que é um dos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho e também no ambiente acadêmico.

Bolsistas PIBITI/CNPq (Modalidade Iniciação Tecnológica – IT) 2021/2022

Edital de chamada pública para o PIBITI CPS/CNPq – Edição 2021/2022

O PIBIC CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, além de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; à formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional e a reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

Calendário 2018/2019 – PIBIC CNPq

Entrega do Relatório Parcial: 15/03/2019 (Data Final).
Entrega do Resumo Expandido: 06/09/2019 (Data Final).
Entrega do Relatório Final: 06/09/2019 (Data Final).
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do CPS: novembro/2019 (a data será informada posteriormente por e-mail).

Instruções – PIBIC CNPq

O PIBIC-EM CPS/CNPq (Modalidade ICJ) é um programa que visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).

Resultado – Seleção PIBIC-EM/CNPq (Modalidade Iniciação Científica Júnior – ICJ) 2021/2022:

São Paulo, 21 de julho de 2021.

Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

Edital de chamada pública para o PIBIC-EM CPS/CNPq – Edição 2021/2022