Filtro de Daltonismo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)

Formação de cinco anos que integra Ensino Médio (técnico) e Superior (tecnológico). O aluno ingressa no Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico no curso escolhido e, depois de concluir um ciclo de três anos, pode completar o curso superior tecnológico na mesma área com mais dois anos de estudo. Os processos seletivos são anuais. A inscrição começa no final do segundo semestre para aulas a partir do início do ano seguinte.

A AMS é ofertada pelo Centro Paula Souza (CPS) desde 2019. A modalidade permite que em um período de cinco anos, o estudante conclua o ensino médio, técnico e superior. Nos três primeiros, os alunos cursam Ensino Médio técnico e desenvolvem 200 horas de formação profissional em uma empresa parceira. Então, sem vestibular, os estudantes seguem para o Ensino Superior, que será concluído em mais dois anos. Para passar para a segunda etapa, os alunos devem estar aprovados nas avaliações periódicas que são aplicadas às turmas.

Outro diferencial da AMS é o fomento ao desenvolvimento de competências profissionais por meio de parcerias com o setor produtivo. Além do participar ativamente do desenvolvimento dos cursos, as empresas abrem suas portas para atividades práticas dos alunos. Atualmente, 31 empresas parceiras participam na aplicação da modalidade. No último Chamamento Público, outras 20 demonstraram interesse em contribuir com a modalidade e seguem tratativas para firmar convênio com o CPS.

O QUE O PROFISSIONAL FAZ

É o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados.

O candidato que ingressar no curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade AMS, poderá prosseguir os estudos em uma Fatec no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

ONDE TRABALHAR

Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.

EIXO TECNOLÓGICO

Informação e Comunicação.

Horários de aulas:Tarde: 13h00min às 18h20min
Duração da hora/aula:50 minutos
Carga horária total do Curso:Matriz Curricular do Nível Superior com 2000 horas (ou 2400 aulas de 50 minutos), sendo 200 horas destinadas à Atividade Curricular de
Extensão;
Total do curso: 2000 horas
Número de vagas oferecidas:Tarde: 40 vagas, por ano
Vestibulinho Etec – 40 vagas
Vagas Remanescetes quando ingressar na Fatec- Confira Edital
Tempo para integralização:Mínimo: 5 anos
Sendo 3 anos no Ensino Médio e 2 anos no
Ensino Superior
 Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso:Classificação em Processo Seletivo – Vestibulinho da ETEC e Vagas Remanescentes
 Vestibulinho: Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino fundamental, em forma de testes objetivos.
Coordenador(a) do Curso:Etec – Marcelo Storion
Fatec – Gustavo César Bruschi
 E-mail:Etec –
Fatec – f196coord.adsa@cps.sp.gov.br

Processo de transição

EDITAL

FICHA DE MANIFESTAÇÃO (entregar via e-mail f196acad@cps.sp.gov.br) (11/12/2024 a 13/12/2024)