Banco de Dados

O QUE O ALUNO ESTUDA

O raciocínio lógico é uma das habilidades mais necessárias ao aluno que quer cursar Banco de Dados. A lógica está presente na maioria das disciplinas específicas da graduação tecnológica. Outros assuntos abordados são programação de computadores, arquitetura e gerenciamento de sistemas, sistemas operacionais, além de administração, estatística e inglês.

O QUE O PROFISSIONAL FAZ

A base de dados é considerada o coração de uma empresa. E o tecnólogo é quem projeta e administra esse complexo arquivo que armazena e organiza informações digitais. Isso inclui desde o cuidado com o conjunto de máquinas, como os servidores, até a configuração dos softwares de gerenciamento de dados e informações. O tecnólogo também é responsável por testar, avaliar e monitorar o funcionamento do banco de dados, avaliando a taxa de velocidade da troca de informação, por exemplo. O administrador de banco de dados está entre os profissionais mais bem remunerados da área de Tecnologia da Informação.

ONDE TRABALHAR

Empresas públicas e privadas, instituições financeiras, consultorias, indústrias e empresas especializadas em Tecnologia da Informação.

EIXO TECNOLÓGICO

Informação e Comunicação.

Horários de aulas:Noite: 19h00min às 22h30min
 Duração da hora/aula:50 minutos
Duração da hora/aulCarga horária total do Curso:2800 horas, sendo 2880 aulas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação)
Número de vagas oferecidas:Noite: 40 vagas, por semestre
Vestibular – 36 vagas
Provão Paulista – 04 vagas
Tempo para integralização:Mínimo: 3 anos (06 semestres)
 Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso:Classificação em Processo Seletivo – Vestibular e Provão Paulista
 Vestibular: Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
Provão Paulista: Os estudantes das escolas públicas do estado de São Paulo já estão automaticamente inscritos e a avaliação será aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação.
 Coordenador(a) do Curso:Prof. Me. Luis Alexandre da Silva
 E-mail:f196.bancodedados@fatec.sp.gov.br