Redes de Computadores

O QUE O ALUNA ESTUDA

Ao longo do curso, o aluno vai estudar matemática (em especial raciocínio lógico), estatística e física (eletricidade, principalmente). O estudo de linguagem de programação é menos aprofundado em comparação a outras carreiras de Tecnologia da Informação. O idioma inglês está presente em todos os semestres.

O QUE O PROFISSIONAL FAZ

Sua atuação é focada na infraestrutura de tecnologia de informação. O tecnólogo elabora, implanta e gerencia projetos para a utilização de computadores em rede. O profissional determina a quantidade de computadores para uma empresa e quanto de memória os servidores vão precisar. Define e implementa o projeto de cabeamento estruturado da empresa, define a posição dos computadores no ambiente de trabalho e cuida da organização e da instalação dos equipamentos. Estabelece ainda o sistema de armazenamento de dados (físico, em discos, e virtual, em nuvem, acessado via internet). Além disso, oferece suporte ao usuário por telefone e pessoalmente para verificar e solucionar problemas. A maior parte das empresas precisa de um profissional – contratado internamente ou terceirizado – que seja responsável por planejar a rede de máquinas e, depois, realizar o suporte. Como o tecnólogo trabalha diretamente com o usuário, é importantíssimo que tenha habilidade para atender o público.

ONDE TRABALHAR

Grandes empresas, instituições financeiras e consultorias são os principais empregadores. Também pode atuar como autônomo e abrir empresa própria.

EIXO TECNOLÓGICO

Informação e Comunicação

Horários de aulas:Manhã: 07h40min às 12h50min
 Duração da hora/aula:50 minutos
Duração da hora/aulCarga horária total do Curso:2800 horas, sendo 2880 aulas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação)
Número de vagas oferecidas:Manhã: 40 vagas, por semestre
Vestibular – 28 vagas
Provão Paulista – 12 vagas
Tempo para integralização:Mínimo: 3 anos (06 semestres)
 Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso:Classificação em Processo Seletivo – Vestibular e Provão Paulista
 Vestibular: Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
Provão Paulista: Os estudantes das escolas públicas do estado de São Paulo já estão automaticamente inscritos e a avaliação será aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação.
 Coordenador(a) do Curso:Prof. Dr. Claudines Taveira Torres
 E-mail:f196.redesdecomputadores@fatec.sp.gov.br